Filtro de Daltonismo

Projeto Colaborativo Internacional

Collaborative Online International Learning (COIL) é uma metodologia educacional que conecta professores e alunos de diferentes países para trabalharem juntos em projetos acadêmicos de forma virtual. Essa abordagem promove a internacionalização do ensino sem a necessidade de mobilidade física, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades interculturais, tecnológicas e colaborativas.

O COIL geralmente envolve:

Parcerias entre instituições de ensino superior de diferentes países;

  • Aulas e projetos colaborativos mediados por tecnologia;
  • Troca cultural e acadêmica, incentivando o aprendizado global;
  • Habilidades do século XXI, como comunicação intercultural e trabalho em equipe virtual.

Essa metodologia é amplamente usada em universidades para complementar currículos tradicionais e preparar os alunos para um mundo globalizado.

Projeto Colaborativo Internacional (PCI)

O Projeto Colaborativo Internacional do Centro Paula Souza é uma iniciativa baseada na metodologia COIL (Collaborative Online International Learning), que conecta alunos e professores da Fatec Bragança Paulista com instituições de ensino estrangeiras. O objetivo é promover a internacionalização do ensino e o desenvolvimento de habilidades globais sem a necessidade de intercâmbio presencial.

Como funciona?

  • Professores do Centro Paula Souza e de instituições estrangeiras elaboram um projeto conjunto dentro de uma disciplina;
  • Alunos das duas instituições trabalham colaborativamente em um ambiente virtual, utilizando ferramentas digitais para comunicação e desenvolvimento das atividades;
  • O projeto pode envolver pesquisas, resolução de problemas, apresentação de soluções e trocas culturais entre os participantes;
  • No final, os grupos compartilham seus resultados e refletem sobre a experiência internacional adquirida.

Quais os benefícios?

  • Contato com diferentes culturas e formas de pensamento;
  • Desenvolvimento de habilidades linguísticas, principalmente em inglês e espanhol;
  • Aprendizado prático sobre trabalho remoto e colaboração internacional;
  • Valorização do currículo acadêmico e profissional dos participantes.

Esse projeto tem sido uma estratégia importante do Centro Paula Souza para ampliar o acesso à educação internacional e preparar os alunos para um mercado de trabalho globalizado.

O PCI na Fatec Bragança Paulista

A Fatec Bragança Paulista se destaca pela promoção da internacionalização acadêmica por meio de dois Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs), conectando alunos e professores com instituições estrangeiras para o desenvolvimento de competências globais.

Internacionalização Virtual: impacto dos PCIs na formação profissional
Este projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Linguagem (Nelf), investiga como a participação em iniciativas internacionais contribui para a formação e inserção profissional dos estudantes da Fatec Bragança Paulista. O trabalho foi conduzido pelas professoras Natalie Nara Mastrangi Goes, Ana Lúcia Leme Prestes, Lilian de Souza e Vera Encarnação Jordan de Aguiar, com a colaboração do professor Paulo Henrique Leme Ramalho, da área de Informática.

Contagem Regressiva: 5,3,2,1 – um PCI em três línguas
Sob a liderança da Profª Lilian de Souza, este projeto inovador reuniu cinco professores e alunos de Instituições de Ensino Superior do Brasil e Chile. A proposta envolveu estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Brasil) e Introducción a Cloud Computing (Chile) para debater questões globais como saúde mental, manejo de resíduos, abastecimento de água, desmatamento e cuidados com idosos.

Como resultado dessa colaboração internacional, foi desenvolvido um site trilíngue (português, espanhol e inglês) para oferecer informações e recursos sobre essas temáticas à sociedade.

A Fatec Bragança Paulista reafirma seu compromisso com a inovação e a internacionalização, preparando seus alunos para desafios globais e oportunidades além das fronteiras.