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Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um grupo de professores de uma instituição de ensino superior que tem como principal responsabilidade o acompanhamento, a análise e a proposição de melhorias na estrutura pedagógica de um curso de graduação. Sua atuação é fundamental para assegurar a qualidade acadêmica, a inovação pedagógica e a coerência curricular dos cursos oferecidos pela instituição.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Fatec Bragança Paulista, vinculada ao Centro Paula Souza (CPS), segue as diretrizes gerais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, mas com características específicas para a sua estrutura e funcionamento. O NDE da Fatec tem como objetivo promover a gestão pedagógica dos cursos de graduação oferecidos, sempre alinhado às necessidades regionais e aos setores produtivos locais, conforme sua missão e seus objetivos institucionais.


Características e Funções do NDE em uma Fatec

  1. Responsabilidade pela elaboração e revisão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC): O NDE é responsável pela construção, revisão e implementação do PPC de cada curso oferecido na Fatec, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as necessidades do mercado de trabalho. O PPC inclui a definição dos conteúdos, a organização curricular, a carga horária e as metodologias de ensino que serão adotadas nos cursos.
  2. Acompanhamento e melhoria da qualidade acadêmica: O NDE atua no acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes e na análise de resultados das avaliações internas, propondo ações de melhoria contínua no processo de ensino-aprendizagem. Esse acompanhamento também envolve o monitoramento de estágios, laboratórios e outras atividades práticas que fazem parte da formação dos alunos.
  3. Ajustes e atualizações da grade curricular: Como a Fatec Bragança Paulista têm forte vínculo com a indústria e o mercado de trabalho, o NDE deve constantemente revisar e atualizar os cursos para atender às demandas do setor produtivo, promovendo a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de alta demanda e inovação.
  4. Integração com a gestão e o corpo docente: O NDE de uma Fatec atua de forma integrada com a coordenação dos cursos, com os professores e com a administração da instituição, garantindo que a prática pedagógica esteja alinhada aos objetivos do curso e aos parâmetros estabelecidos pelo Centro Paula Souza.
  5. Proposição de inovações pedagógicas e metodológicas: O NDE deve também ser um espaço para discussão e proposição de novas metodologias de ensino e avaliação, como a utilização de tecnologias educacionais, metodologias ativas de aprendizagem (ex.: aprendizagem baseada em projetos), bem como a incorporação de práticas inovadoras para acompanhar as tendências educacionais.
  6. Contribuição para a formação de parcerias e estágios: Um ponto importante do NDE da Fatec Bragança Paulista é sua contribuição para estabelecer parcerias com empresas e entidades da região, para a realização de estágios, programas de desenvolvimento profissional e outras atividades que aproximam a teoria da prática e que permitem aos alunos vivenciar situações reais de trabalho.
  7. Avaliação e Autoavaliação do curso: O NDE é envolvido nos processos de avaliação interna e externa do curso. Em nível interno, ele contribui com a autoavaliação do curso e sugere melhorias, alinhadas à avaliação institucional do Centro Paula Souza e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Composição do NDE de uma Fatec

A composição do Núcleo Docente Estruturante é determinada pela coordenação do curso, mas em geral, ela segue uma estrutura padrão:

  • Coordenação do curso: O coordenador do curso, membro nato do NDE, tem um papel de liderança na organização e na supervisão do trabalho do núcleo.
  • Professores titulares do curso: O NDE é composto por um grupo de professores com vasta experiência e conhecimento na área do curso. O número de docentes pode variar, mas é comum que o núcleo possua entre 5 e 7 professores, que devem ser docentes da própria instituição, com perfil acadêmico e profissional compatível com a proposta pedagógica.
  • Professores de diferentes áreas: Em cursos mais diversificados, o NDE pode incluir professores de áreas complementares (por exemplo, professores de gestão, de comunicação, de tecnologias, etc.) para promover uma visão interdisciplinar.

Documentos e Normas que Regem o NDE da Fatec

O NDE da Fatec, como parte da estrutura do Centro Paula Souza, deve seguir as normas e diretrizes nacionais estabelecidas pelo MEC, assim como as regulamentações e diretrizes institucionais do próprio Centro Paula Souza. Alguns dos documentos e normativas relevantes incluem:

  • Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): A LDB estabelece as diretrizes gerais para a educação brasileira, incluindo os cursos de graduação. O NDE deve garantir que os cursos da Fatec estejam em conformidade com os princípios da LDB, especialmente no que tange à organização curricular, avaliação e carga horária.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): As DCNs para cursos de tecnologia, emitidas pelo MEC, são fundamentais para o NDE na organização e no desenvolvimento do PPC. Elas garantem que os cursos ofereçam uma formação técnica e prática adequada às exigências do mercado de trabalho.
  • Regulamento de Cursos do Centro Paula Souza: A Fatec deve seguir o Regulamento de Cursos de Graduação do Centro Paula Souza, que estabelece as normas internas de funcionamento, as responsabilidades da gestão pedagógica e as diretrizes para a elaboração e atualização dos PPCs.
  • Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018: Regula a organização e o funcionamento dos cursos superiores no Brasil, com especial atenção às exigências de qualidade acadêmica, e é um documento orientador para o trabalho do NDE na Fatec.
  • Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro Paula Souza também orienta as diretrizes gerais para o funcionamento da Fatec. O NDE deve assegurar que as atividades do curso estejam alinhadas com os objetivos do PDI e com as metas de qualidade institucional.

Portanto, o NDE da Fatec desempenha um papel crucial na gestão pedagógica dos cursos de graduação, com foco na qualidade do ensino e na adequação da formação dos alunos às demandas do mercado. Sua atuação envolve a elaboração e revisão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a integração entre os docentes, a adaptação da grade curricular conforme as necessidades regionais e setoriais, e a proposição de práticas pedagógicas inovadoras. Tudo isso deve ser realizado de acordo com as normas nacionais, as diretrizes do MEC e as regulamentações do Centro Paula Souza.

Membros do NDE de cada curso

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Prof. Dr. Giancarlo Aquila
  • Prof. Esp. Carlos Augusto Gomes
  • Prof. Esp. Paulo Henrique Leme Ramalho
  • Profa. Dra. Lilian de Souza
  • Profa. Dra. Patrícia Klinkerfus de Campos
  • Profa. Dra. Lilian Brazile Trindade
Gestão da Tecnologia da Informação
  • Prof. Esp. Carlos Augusto Gomes
  • Prof. Dr. Helder de Souza Aguiar
  • Profa. Dra. Patrícia Klinkerfus de Campos
  • Profa. Dra. Dércia Antunes de Souza
  • Prof. Dr. Daniel Amaro Cirino de Medeiros
  • Prof. Dr. Giancarlo Aquila
Gestão Empresarial (Presencial)
  • Profa. Ma. Natalie Nara Mastrangi Goes
  • Prof. Dr. Leandro Petarnela
  • Profa. Ma. Ana Lucia Leme Prestes
  • Profa. Esp. Vera Encarnação Jordan de Aguiar
  • Prof. Dr. Giancarlo Aquila
  • Prof. Dr. Patrícia klinkerfus de Campos
Gestão Financeira
  • Profa. Esp. Renata Lima de Paiva
  • Profa. Ma. Natalie Nara Mastrangi Goes
  • Prof. Dr. Alexandre Leme Sanches
  • Profa. Dra. Neide de Brito Cunha
  • Profa. Dra. Lilian Brazile Trindade
  • Prof. Me. Roberto Batista Cordeiro
Logística
  • Prof. Me. Roberto Batista Cordeiro
  • Prof. Dr. Alexandre Leme Sanches
  • Profa. Dra. Lilian Brazile Trindade
  • Prof. Dr. Leandro Petarnella
  • Prof. Me. Ricardo Camargo de Araujo
  • Prof. Me. Leonardo Serafim dos Santos
  • Profa. Ma. Ana Lucia Leme Prestes