Foto: Alexandre Moreira
A Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista foi criada no 2º semestre de 2008, mediante o Decreto Nº 53.368, publicado em 1º de setembro de 2008, como Unidade de Ensino Tecnológico mantida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
A Fatec Bragança Paulista passou a ser denominada como Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, mediante a Lei Nº 13.889, publicada no dia 22 de dezembro de 2009.
Pioneiras na graduação de tecnólogos, as Fatecs foram idealizadas por Antônio Francisco de Paula Souza com o objetivo de formar tecnólogos, profissionais cuja áreas de atuação são específicas, com cursos de graduação amplamente reconhecidas pelo mercado de trabalho.
A Fatec Bragança Paulista oferece 5 cursos de graduação na modalidade presencial e 1 curso de graduação na modalidade EaD, com 3 anos de duração. São eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial (Presencial), Gestão Empresarial (EaD), Gestão Financeira e Logística.
Os cursos de graduação da Fatec Bragança Paulista são devidamente reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.
Além dos cursos de graduação, a Fatec Bragança Paulista oferece aos seus alunos, Cursos de Extensão que complementam as disciplinas que compõem a Grade Curricular de cada curso. Os alunos podem ser beneficiados com intercâmbios acadêmicos por meio dos processos seletivos da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Centro Paula Souza.
A Fatec Bragança Paulista também contribui com o desenvolvimento da comunidade local, oferecendo cursos gratuitos nas áreas de tecnologia da informação, finanças e idiomas, com inscrições abertas no início de cada semestre letivo.